Vector em AS3 para Flash Player 10

Para aqueles que já estão usando Flash Player 10, trocar o Array por Vector é uma boa opção, pois você ganha em performance e organização de código (Vector é um array tipado ou seja, mais organizado).
O que mudou mais é a forma de construir o objeto, a sintaxe funciona como o Generics do C# ou Java. Ressaltando que não existe generics em AS3, somente o Vector que implementa uma sintaxe parecida com a sintaxe de um generics.

Muitos blogueiros já comentaram sobre o Vector logo quando saiu a versão beta do Flash Player 10. Por este motivo não vou falar muito sobre, vou apenas exemplificar e dar links para os outros blog.

Criando um Vector:

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var vetor:Vector.<T> = new Vector.<T>();

(Substitua o T pelo tipo desejado)

Veja como é parecido com um Array:

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package
{
    import __AS3__.vec.Vector;
   
    import flash.display.Sprite;
    import flash.utils.getTimer;
   
    [SWF(framerate="30", width="500", height="500")]
    public class Main extends Sprite
    {
        private var _vector:Vector.<String> = new Vector.<String>();
        private var _timer:Number;
       
        public function Main()
        {
            _vector.push("a");
            _vector.push("b");
            trace(_vector.length);
            _vector.push("c");
            trace(_vector.length);
            _vector[_vector.length] = "d";
            trace(_vector.length);
           
            for each (var s:String in _vector)
            {
                trace("FOR: " + s);
            }
           
            trace("Timer Vector:");
            testVector();
           
            trace("Timer Array:");
            testArray();
        }
       
        private function testArray():void
        {
            _timer = getTimer();
            var array:Array = new Array();
            for(var i:uint = 0; i < 1000000; i++)
            {
                array[i] = i;
            }
            trace(getTimer() - _timer);
        }
       
        private function testVector():void
        {
            _timer = getTimer();
            var vector:Vector.<uint> = new Vector.<uint>();
            for(var i:uint = 0; i < 1000000; i++)
            {
                vector[i] = i;
            }
            trace(getTimer() - _timer);
        }
    }
}

(O código acima é a Main Class de um projeto Flex / ActionScript)

Teste de performance entre arrays, vector e outros:
http://businessintelligence.me/projects/performance_tester/performanceTester.html

Veja na imagem abaixo como é “gritante” a diferença de performance entre um Array comum e um Vector:
as3-vector-array-performance-tester

Conteúdo relacionado:
Documentação do Vector
Teste de performance
Post sobre Vector por: Mike Chambers
Post sobre Vector por: DaveOnCode
Post sobre Vector por: The Back Button


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  1. Marcelo de Assis disse:

    Bruno, tudo bem?

    Andei fazendo uns testes com Vector num jogo que estou começando desenvolver e não tive bons resultados, preferi fazer com Dictionary.

    É o seguinte: Todos os Sprites no Stage ficam armazenados num Dict para cada caso, um para os projéteis, outro para os inimigos, etc.
    Por ex.: dict_enemies['tiro_1'] vai estar guardando o endereço do Sprite com o name “tiro 1″.
    Então com isso eu consigo ter um controle total de tudo.

    Quando tentei fazer com Vector dava erro quando eu tornava null algum valor que não fosse o último, ex.:
    vect_enemies[0] era o sprite com name “0″;
    Então se eu tivesse um Vector preenchido de sprites até o índice 20, e removesse algum entre o 0 e 19, me ocasionava um erro. Imagino que eu teria que fazer o Vector se “arrumar” cada vez que eu removesse um elemento dele.

    A minha dúvida é: O que eu estou querendo fazer, é melhor fazer com Dictionary mesmo?

    Abs.

  2. Ved disse:

    Obrigado pelo post.

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